Proporcionando lindos e deliciosos momentos!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Escolha sua festa - o que servir?

Bolo e champanhe: simples, mas com tudo que um casamento precisa para ser uma delícia



O nome é bolo e champanhe, mas a verdade é que acabam sendo servidas outras bebidas como coquetéis, refrigerantes e cerveja na festa, além de salgadinhos ou canapés e docinhos de casamento. Uma maneira de economizar um pouco seria, no lugar de contratar um bufê com serviço e comida incluso, encomendar cada coisa diretamente de seu fornecedor. O problema é que no dia vai ser necessário estar buscando tudo isso, além de ter alguém controlando o serviço dos garçons para servir, aquecer, etc. Preocupações que não devem nem passar perto da cabeça da noiva no seu dia. Em geral essas festas são feitas no salão da própria igreja ou num salão de prédio, o que significa um aluguel bem mais baixo, ou até nenhum gasto. Outra vantagem é que esses lugares mantêm convênio com estacionamentos, portanto os convidados acertam diretamente com os funcionários, sem o envolvimento dos noivos. Mas seria bom contratar um segurança, para ficar na porta do salão, evita a entrada de quem não faz parte da festa. O que não pode faltar para animar é música. Não economize nesse item, mas também não precisa exagerar. Há a possibilidade de optar por som ambiente em cd ou ainda usar o mesmo músico da cerimônia, mas seria melhor contratar um dj para os convidados poderem dançar. Escolher um que trabalha autônomo, cobrando por hora, é mais em conta. Lembre sempre que, se a cerimônia e a festa forem na igreja, é mais fácil para negociar o pacote de todos os serviços, inclusive da decoração e de foto e vídeo. Para uma cerimônia dessas, é importante ter um grande bolo na mesa, por isso é melhor simplificar no tipo, não na quantidade. Finalmente, como lembrancinha, opte por bem-casados. Eles fazem o duplo papel doce-lembrancinha. Calcule uma quantidade proporcional a 60 ou 70% dos convidados.

Brunch: opção para uma cerimônia durante o dia e mais informal. Diferenciada e bem chique.



O brunch é feito na medida para quem quer um casamento menos tradicional com vantagens de custo em relação ao espaço e comida da festa. Desde que a área seja suficiente para dispor mesas e cadeiras, pode-se se pensar em várias soluções criativas para o local da cerimônia, como o refeitório de uma empresa, uma praça, um estúdio de fotografia bacana e até um bufê infantil, dependendo da localização. Só é bom tomar cuidado com espaços improvisados que implicarão em adicionais com locação de mobília e cobertura. O cardápio, que mistura café da manhã com almoço, dribla o custo com a refeição completa e inclui os doces com a comida. Outra coisa é que no brunch, diferentemente da festa com bolo e champanhe, o bolo não é tão indispensável por conta das várias opções servidas em cremes e geléias. Mas se fizerem questão os noivos podem ter um tipo pequeno para cortar à mesa e outro mais simples servido já cortado na bandeja. As bebidas para fazer as honras nesse horário são mais em conta também, como refrigerantes, sucos, coquetéis suaves e vinho branco. Ao contrário de uma festa à noite, som e iluminação especiais são dispensáveis. Um dj para música ambiente é suficiente, ou músicos contratados para tocar ao vivo, se o local tiver equipamento de som próprio. Só os custos com decoração não são tão simples assim, ainda mais se o brunch for servido ao ar livre. Flores e tecidos para as mesas são imprescindíveis. A opção é negociar com o bufê que se encarrega da decoração da mesa de comida um pacote que inclua a do salão também, reduzindo em até 40% os custos com um decorarador à parte. Já que é uma festa com orçamento enxuto, seguranças e manobristas são dispensáveis. Lembranças sofisticadas ficam de fora também, portanto fique com o bem-casado. Mas já que o clima da festa é mais informal, na hora de contratar um fotógrafo vale procurar por um serviço mais personalizado para o estilo dessa comemoração, como o de um repórter fotográfico.

Prato passado: menos formal e mais econômico que o jantar completo, é uma opção bem gostosa.



Este tipo de festa tem jantar, mas é mais conciso. Aperitivo farto, depois um prato pronto servido e finalmente uma sobremesa, também já servida no prato. Bufês de crepes e de massas com saladas podem ser uma alternativa, pela praticidade do cardápio e por dispensarem garçons com bandejas. Para incluir os docinhos de casamento, como petit fours, sachês de amêndoas ou bombons glaçados, calcule 5 unidades por convidado, além dos bem-casados. Em relação à bebida, dificilmente o bufê com serviço incluído tem preço mais vantajoso do que comprá-la diretamente do importador. O que influencia o orçamento é a qualidade dos ítens, porque a quantidade deve seguir mais ou menos o mesmo padrão para 200 convidados: 14 garrafas de uísque, 48 de vinho e 60 de champagne. Uma boa maneira para economizar neste tipo de festa é ter o local, sem precisar gastar com aluguel do salão, só com a adaptação do lugar. Mas preste atenção, verifique quanto custará decorá-lo para o grande dia, com montagem de palco, cobertura de jardim, construção de pista de dança. De cara é bom saber exatamente o tamanho do que vai ser feito, pois toda essa instalação é cobrada por metro linear. O mais seguro é contratar uma empresa especializada que faz o planejamento adequado e cuida da montagem e desmontagem dos equipamentos. Só opte por essa alternativa se o preço total ficar pelo menos 40% mais barato do que em um bufê, ou poderá não valer à pena. Na decoração a história é semelhante: os preços determinam o estilo. Ambientação básica e arranjos florais podem custar o dobro com artigos de luxo e flores sofisticadas. Para o som, este estilo de festa comporta uma produção mais especializada que pode ser um dj se tiver sonorização e iluminação. Como eles cobram por hora, muitas vezes compensa pagar um pouco mais e contratar um empresa de som com telão ou uma mini-banda com 2 cantores, 1 teclado e 1 sopro. Fica ao gosto dos anfitriões. Sendo a festa em espaço próprio, o serviço de manobrista deve ser uma cortesia dos noivos. O mais comum é contratar uma empresa especializada pelo sistema valet: o número de convidados e a duração da festa são previamente combinados e o serviço de seguranças pode ser incluído. Já que a festa é um pouco mais elaborada, a lembrancinha também pode ser; chocolate com o nome dos noivos é uma boa idéia, e custa por volta de R$ 3,00. Calcule uma unidade para cada casal, por volta de 60%
do número de convidados.

Jantar completo: glamour e sofisticação para quem quer uma festa dos sonhos



É para quem sonha com tudo o que tem direito: coquetel, jantar completo, música com banda, valsa, bolo com champagne. Os bufês acabam sendo a solução mais procurada, seguidos pelos salões de clubes e, mais recentemente, pelos salões de festas de hotéis de luxo. É sempre uma cerimônia elegante e cara. O que varia é o tipo de serviço: os bufês têm comida incluída, os clubes só locam o espaço mas a um custo duas vezes menor, e os hotéis que oferecem descontos no uso do salão em até 50% se os noivos encomendarem o banquete no local. Em todos os casos, o tipo de comida é tradicionalmente uma entrada fria, uma carne e um acompanhamento, sobremesa e café. Os doces muitas vezes são cobrados à parte de fornecedores indicados pelo bufê com bons descontos. O bolo costuma ser cortesia, principalmente nos hotéis. Bebidas e decoração também fazem parte do contrato com o bufê, mediante taxas combinadas previamente. No caso das bebidas, para comprá-las à parte é melhor se informar antes sobre o custo com serviço de garçom, pois muitas vezes não vale à pena. Para a decoração é comum que os bufês só trabalhem com um fornecedor para flores e tecidos (toalhas de mesas por exemplo) e os noivos sejam obrigados a fechar um pacote completo. Se for o caso, é possível negociar a troca por itens mais em conta. O mesmo acontece com lembrancinhas, os bufês tem fornecedores que fazem preços fechados com desconto. Outro serviço terceirizado pelo bufê é o de manobrista e ficará a critério dos noivos repassá-los aos convidados. Já os seguranças são dispensáveis, pois a festa é realizada em um local público e estabelecido para esse fim. Como este tipo de festa sugere uma noite de gala, pede glamour em som e iluminação. O importante é que a música seja proporcional ao tamanho do ambiente onde a festa é realizada (pense nisso ao alugar o salão). Por fim, a cobertura de foto e vídeo. Para esse tipo de evento os profissionais do setor cobram mais caro mesmo, com o argumento de que é preciso uma equipe maior, e acabam embutindo nesses adicionais vários extras de produção. O melhor é confirmar o preço individualizado de cada serviço e ficar apenas com o que lhe interessa de verdade. Economizar mesmo, em uma festa superproduzida assim, só fazendo as reservas com muita antecedência e negociando descontos para pagamentos adiantados. Aí, como o serviço de bufê é cobrado por pessoa, é indispensável contratar um serviço de RSVP que evita gastos adicionais com uma lista extra de convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário